Criar um Site Grátis Fantástico
VIDA E SAÚDE


ONLINE
1






É curioso como não sei dizer quem sou. Quer dizer, sei-o bem, mas não posso dizer. Sobretudo tenho medo de dizer porque no momento em que tento falar não só não exprimo o que sinto como o que sinto se transforma lentamente no que eu digo. sou uma pessoa com um "EU" saudável, carismático, autruista, resiliente, intuitivo e tenho o prazer pela vida!!!gosto do que faço e sou bem lembrado por onde passo. Gosto de ler, sou sonhador, mas tenho os pés no chão pois a vida é assim, precisamos dos sonhos para acreditar em algo, mas com moderação precisamos estar ciente da cituação que acomete ao nosso redor, estudo enfermagem e psicanálize devido varias situações que ocorreram na vida tive o prazer de estudar bastante e continuar estudando sobre o comportamento humano... Sejam bem vindos ao meu site, busquem, fuçam, brincam, e deixe postagens, dicas e idéias, estou aberto a novidades. ass: Marcelo Souza.

Autocontrole

Autocontrole: Dominando seus impulsos para não ser escravo daquilo que se propõem a satisfazê-lo

 

             A pessoa esta preste a cair em tentação, um exemplo um etilista esta em uma festa preste a tomar apenas uma cervejinha, assim o resultado de um ano ou meses de abstinência vão por água a baixo e as vezes trazem a tona ao aparelho psíquico ao topo a consciência uma imagem armazenada no córtex cerebral que as vezes no inconsciente e vai para pré-consciente e finalmente ao consciente trazendo uma outra personalidade um outro comportamento e até mesmo outras drogas que o dependente usava. Tudo isso apenas por uma cervejinha? Durante meus estudos achei um culpado na neurociência ou não? O córtex pré-frontal dorsolateral. Assim como os anjinhos dos desenhos animados, que fazem de tudo para evitar que alguém caia em tentação e ativado, essa região do cérebro é responsável pela tomada de decisões sensatas, ou seja, ter autocontrole. Quando, porém, ela fica menos ativada, o risco de sair da linha é grande. Surge então o diabinho chamado de córtex cingulado anterior que instiga a pessoa a agir de forma inadequada no caso do fato que citei no começo a tentação por uma cervejinha apenas. 

            Por exemplo, pesquisadores do cérebro tem revelado que pacientes deprimidos tem uma perda significativa de células no córtex pré-frontal, uma área do cérebro importante na mudança do humor de um estado para outro e em restringir o sistema cerebral de resposta ao medo (Nery, 2009). Então como nosso estudo relata o córtex pré-frontal tem que estar ativado, mais como vamos poder ajuda-lo estando com a psique doente? Então e importante salientar que o estado emocional é bastante importante na questão de autocontrole principalmente na dependência química.

            O córtex pré-frontal dorsolateral – o “anjinho” que ajuda a fazer a coisa certa – mostrou cientificamente que os dois, o córtex cingulado anterior (diabinho) e o córtex pré-frontal dorsolateral (anjinho) estão em atividade quando estamos diante de tentações. Então o problema não estar em descontrole biológico e sim mental e falta de autocontrole, foi notado também que pessoas geralmente perdem o autocontrole por não terem ensinado seu cérebro a se controlar, ou seja, desistem na metade do caminho, o que é errado mesmo com a nosso corpo ajudando nas escolhas.

             Existem algumas técnicas que estou elaborando ao longo dos estudos sobre autocontrole que comecei a usar, em um estudo, sou destro mais passei a usar mais a mão esquerda e vice-versa, durante duas semanas. “Eu tinha de fazer isso em tarefas cotidianas, que são basicamente automáticas, como girar a maçaneta da porta, segurar a colher com a mão esquerda ou usar o mouse do computador”, conta. “No começo, é difícil, mas, aos poucos, a gente vai adquirindo prática. Então, da mesma forma, é possível praticar o autocontrole para coisas importantes, como corrigir uma postura errada ou não estourar toda vez um familiar faz uma coisa que te desagrada etc.” nesses casos irão entrar muitas outras técnicas como resiliência entre outras.No resultado do estudo percebemos ao longo do texto que quando mais tenho autocontrole da minha vida mais forte minha mente irar ficar para filtrar as coisas ruins, portanto apesar de o excesso de opções ou de tentações inibir a tomada de decisões acertadas, isso não significa que as pessoas, necessariamente, vão falhar quando estão determinadas a fazer alguma coisa que consideram importantes. “É possível aumentar a motivação ou a força de vontade para lutar contra a falta de controle isso é o certo”. Entretanto "Não culpe os outros por seu fracasso de ser totalmente responsável por sua própria vida. Se os outros ou alguma coisa é a culpada então você deu a ambos o controle."

 

Souza, Marcelo Silva. Autocontrole: Dominando seus impulsos para não ser escravo daquilo que se propõem a satisfazê-lo, Manaus-AM, 14/06/2012.

Criar uma Loja online Grátis  -  Criar um Site Grátis Fantástico  -  Criar uma Loja Virtual Grátis  -  Criar um Site Grátis Profissional